quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vermelho Como o Céu (2006)


Mirco é um garoto que se apresenta com grande gosto pelo cinema, ao perder sua visão em decorrência de uma acidente terá modificada a sua forma de se relacionar com o mundo.

Eu me recuso em pensar que o filme trata de superação, tal discurso que na maior parte das vezes coloca as pessoas em uma posição de vitimização e impotência. Pois é justamente este lugar que Mirco se recusa a se estabelecer. 

Ao ser direcionado para o instituto de deficientes visuais, a maior dificuldade que Mirco encontra é o de não poder explorar de seus demais sentidos, por meio da criação de histórias e reprodução de sons em seu gravador.

Quando o seu gravador lhe é tomado ele se sente frustrado sendo acometido por grande tristeza o que levou ao seu isolamento, a liberdade lhe é privada a sua capacidade de evoluir encontra o obstáculo que é o discurso imposto pelo instituto.

Este discurso parece ser pautado na concepção de normalização versus anormalidade, já que o instituto tem como objetivo treinar as crianças para se tornarem produtivas ao capitalismo, exercendo atividades operacionais. Como cita o diretor “a liberdade é um luxo que os cegos não podem usufruir”, dizendo da sua forma de encarar o mundo.

Sendo assim o filme não se reduz a contar história de uma criança portadora de deficiência visual, mas delata várias formas de cegueira, que neste caso, significa reduzir a pessoa a sua limitação elidindo suas potencialidades. 

No filme, Mirco encontra aporte de seu professor que conseguirá vencer a imposição do discurso do instituto, é ainda mostra que é por meio de nossas peculiaridades que criamos novas formas de nos relacionar com o mundo, fomentado pelo o nosso desejo de ser livre e através disto celebrar a felicidade. 

Para acesso a sinopse do filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-141261/

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