quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bombadeira (2007)


O filme retrata a vida de algumas travestis e transexuais em Salvador e sua incansável luta para viver de acordo com o gênero identificado.

 Apesar do filme se chamar bombadeira, nome dado para designar as pessoas que fazem a inserção de silicone nas travestis, o enfoque do filme não é tratar desta problemática, pois o diretor se atentou em relatar diversas formas das experiências trans.

 E estas experiências são carregadas de sofrimento, pois a transfobia  nega a existência das pessoas trans, o que implica em ausência de políticas públicas, a legitimação de violência e no geral a exclusão de que elas ocupem espaços formais de socialização.Em suma o direito a cidadania.

 Ao recorrer a profissionais da saúde as pessoas trans sofrem diferentes formas de hostilização e somado a ausência de direitos no que diz respeito a saúde originam uma cultura de automedicação. Nos relatos do filme, todos conhecem os riscos e se submetem a ele, por meio das bombadeiras, pelo intenso desejo de se reafirmar plenamente conforme o gênero identificado.

O preconceito vivenciado no âmbito profissional faz da prostituição espaço possível de se atuar profissionalmente, tendo este lugar legitimado, por permitir a expressão (existência) das travestis. Tal forma de expressão, evidentemente, se limita as práticas sexuais onde , neste contexto, são usadas como forma de eliciar o gozo no outro. 

 É de suma importância salientar que o trabalho na prostituição das travestis é perverso no sentido em que é pela marginalização que este espaço é possível. A vivência na clandestinidade é contexto recorrente para elas.


O filme que acredito pode ser classificado como documentário, mostra a diversidade da experiência humana!

Precisamos de encarar que existe uma pluralidade de formas de existência e que o discurso normativo tenta apagar o tempo todo, mas que é falho quando assistimos, no relato do esposo de Michelle o intenso sentimento de amor vivido por ambos.

Para acessar a sinopse; http://www.cinedica.com.br/Filme-Bombadeira-15675.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário