terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Laurence Anyways (2012)




O filme narra à história de Laurence um homem que aos 35 anos de idade decidi assumir sua transexualidade e viver a readequação corporal.

A princípio a transformações de Laurence é aceita por parte de sua família, pelos colegas e alunos no trabalho e pela sua namorada. Os pilares de sua existência ainda se fazem presentes.

No entanto rapidamente é posto uma série de empecilhos que irão levar a Laurence a ter que reconstruir toda a sua vida, devido à incapacidade daqueles que estão ao seu redor de aceitar/entender sua condição, como diz o próprio Laurence “isto não é uma revolta, mas sim uma revolução”.

Quando ele é demitido por meio da solicitação do conselho de pais, que usa como argumento o fato da transexualidade ser classifica no DSM IV como uma doença mental, Laurence faz referência ao livro de Nietzsche: Ecce Homo, que parece ser uma alusão à “transvalorização de todos os valores”, que se refere a impossibilidade da moral em dizer o que é verdadeiro, que o homem tem que ser capaz de superar o que posto por ela.

Outro momento que Laurence diz sobre a transexualidade é ao conversar com Fred, onde cita:

“Vivi assim por 35 anos e isto é um crime
Eu sou um criminoso
Roubando a vida de uma pessoa ...
A vida da mulher que nasceu para ser”

Aqui ele coloca a impossibilidade de se manter naquele corpo masculino que nunca o pertenceu, que ele não se identifica e não tem mais o interesse em dizer que lhe pertence.
 
É interessante como o diretor vai apresentando o desejo de Laurence pela transformação corporal, que se inicia com o olhar ao reparar o comportamento feminino de suas alunas ao arrumar o cabelo, por exemplo. É que tal desejo tem vazão quando ele colocar clipes em suas mãos para que assemelhem a unhas grandes.

Toda sua modificação corporal durante o filme é lenta e passa por vários retrocessos em função de seu relacionamento com Fred, sua namorada.

Laurence e Fred no início do filme tem um relacionamento não - convencional, existe uma liberdade entre ambos que é incomum e por vezes excessiva. Após a decisão de Laurence em assumir sua identidade transexual o relacionamento se desfaz, mesmo que Fred a princípio anuncia aceitar a modificação, mas que ela não consegue sustentar está posição. O que irá gerar uma série de conflito em ambos.

O filme é bem focado na relação amorosa entre os dois. Na árdua tentativa de se manterem vinculados á uma relacionamento que há tempos, como conclui Laurence no término do filme, já estava falido.

Merlau Ponty diz que o amor verdadeiro se finda quando um dos amantes se modifica. Não é que o autor negue que possa existir mudança, dentro de um relacionamento sempre mudamos, mas existem algumas modificações que são insustentáveis. E no caso de Laurence e Fred, o processo transexualizador que não foi suportado.

O fato de apresentar os conflitos da transexualidade, sobretudo dentro da relação amorosa, parece às vezes confundir as personagens.  A genitália parece definir a identidade de gênero de Laurence, por isto no filme ele oscila frequentemente entre a masculinidade e feminilidade. Dado a resistência de Fred em aceitar a feminilidade de Laurence.

O filme tem quase três horas de duração, mas é muito envolvente não somente pela temática, mas pelos recursos simbólicos usados por Xavier Doran. 

Para sinopse do filme:  http://www.imdb.com/title/tt1650048/

Nenhum comentário:

Postar um comentário